sábado, 14 de dezembro de 2013

Porque comecei este blog?

   O meu nome é Mariana e o meu irmão tem trissomia 21/ Síndrome de Down (ou mongolismo, como alguns ainda dizem). Este facto, esta coisa tão inalterável, tão parte de mim, mudou-me. Teve consequências boas e más em mim e no modo como encaro e como me relaciono com o mundo. Causou-me alegrias e tristezas. Tornou-me, no fundo, diferente dos outros no geral. E como lidei eu com isso?
   De modos diversos, ao longo do tempo. Mas uma coisa manteve-se, ainda até hoje: não consigo falar deste assunto, normalmente, com os outros. É como se tivesse de ser arrancado de mim, é uma circunstância que nem com amigos costumo falar no dia-a-dia. Também por razões muito diversas. Sendo que uma delas, e das mais importantes, é que nunca fui boa a exprimir verbalmente o que sinto, se esse assunto for complexo, sensível, até filosófico.
   A questão é que sempre gostei de escrever, e sempre fui boa a exprimir o que sinto por escrito. Por isso, porque não escrever sobre este assunto? Isso certamente me vai ajudar, e talvez também ajude outros! :)
   Além disso, por pesquisas que fiz e livros que encontrei, a minha conclusão é que quem costuma falar mais neste assunto é o pai e a mãe, não o irmão ou irmã. E, embora eu não perceba nada de psicologia, sei uma coisa: eu sou mais nova que o meu irmão; logo a minha realidade foi sempre passada com ele. No caso da minha mãe, por exemplo, ela teve-nos tarde e foi como um balde de água fria na vida dela; tudo mudou de um momento para o  outro. Posso não ser psicóloga, mas sei que, a nível psicológico, são circunstâncias muito diferentes! :)
   Tenho outro blog, o "Opiniões e histórias", e a minha ideia inicial era de simplesmente ir falando deste assunto à mistura com muitos outros temas que considero importantes. Contudo, hoje mesmo, ao ter ido a um Workshop de blogs (de que falarei futuramente no meu outro blog) decidi que talvez seja melhor ter um blog exclusivamente dedicado a este tema, por haver tanto a dizer e de tantas formas.
   Espero, com as minhas experiências e os meus sentimentos, poder ajudar outros que também têm alguém com deficiência na sua vida.

Mariana Baptista

Sem comentários:

Enviar um comentário